Controle de qualidade em radiologia
Equipamentos necessários para os testes de qualidade
– Sensitometro;
– Densitometro;
– Cronometro digital para raios X;
– Cunha de Stanton (dispositivo para medir kV); e
– Simulador radiográfico da mama
Aferição da processadora - Teste Sensitométrico
O método mais usual de controle de processamento e o método Sensitométrico aplicado ao sistema de processamento do serviço. O controle Sensitométrico de processadoras automáticas indicara que medidas corretivas devem ser tomadas.
O método Sensitométrico consiste em expor um filme à luz padrão de um sensitômetro, que irá provocar o enegrecimento do filme radiográfico com tons de cinza compatíveis com a sensibilização realizada obtendo desta maneira uma tira Sensitométrico com vários degraus permitindo o controle do processamento realizado pela processadora.
Sensitômetro
Através do sensitômetro é possível a sensibilização do filme com valores conhecidos de luminosidade.
Densitômetro
O densitômetro é possível medir a densidade óptica (DO),verificando se o grau de enegrecimento esperado foi alcançado.
Os resultados obtidos podem ser inseridos num protocolo de teste onde também podem ser registrados a temperatura do revelador, a velocidade, o contraste e o valor de base+fog do filme utilizado.
Desta forma quando são observadas variações maiores do que as preestabelecidas, ações corretivas devem ser tomadas.
Cronômetro digital para raios X
O cronometro digital para raios X utiliza um semicondutor como detector de raios X. O equipamento possui precisão de quatro dígitos, permitindo fazer medidas em intervalos de milésimos de segundo, condizente com tempo de exposição dos equipamentos de raios X para diagnostico.
• Compatibilizar com forma de onda do equipamento de raios X a ser testado, monofásica ou trifásica; • – alta-voltagem acima de 50 kV, preferencialmente 80 kV; • – posicionar o cronometro digital para raios X sobre uma superfície plana e