CONTROLE DE INFECÇÃO NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA
LUCIANA TORRES
MELLYSSA SORRILHA SUCIGAN
SUELEN PONTES
CONTROLE DE INFECÇÃO NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA
Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
Acidentes de Trabalho no Ambiente Odontológico
Principais Doenças passíveis de Transmissão no Ambiente Odontológico
Trabalho apresentado ao Instituto Educacional Lupe Picasso / Dom Bosco – Santos, como conclusão da Disciplina de Biossegurança em Odontologia, do curso Técnico em Saúde Bucal. Prof(a) Sheila Oliveira Correa.
.
SANTOS
2013
INTRODUÇÃO
Em toda a área de Saúde, o fator que deve ser priorizado é a Biossegurança, sendo um sinônimo de prevenção e proteção dos profissionais e pacientes, contra doenças e riscos inerentes à atividade praticada.
Em Odontologia pode ser definida uma série de medidas padronizadas, desde equipamentos, cuidados preventivos, materiais e ações antissépticas, no intuito de prevenir e evitar doenças e riscos de acidentes dentro do consultório.
Ao decorrer do presente trabalho, apresentaremos um conjunto de definições e ações referentes aos temas: Equipamentos de Proteção Individual (EPI), Acidentes de Trabalho e Principais doenças passíveis de transmissão no ambiente odontológico. Será contribuído com os conhecimentos da biomédica Dra. Lusiane Camilo Borges, consultora em biossegurança, microbiologista e cirurgiã-dentista, em entrevista realizada e transcrita, ao final (Anexo I).
O uso de equipamentos de proteção individual teve inicio com