Controladores de automação
CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
ALUNOS: __________________________
__________________________
__________________________
__________________________
DATA: 29/10/2012
SUMÁRIO
DINAMICA E CONTROLE 1
DESEMPENHO DE CONTROLADORES 4
ANALISE DA RESPOSTA TRANSITÓRIA/ESTACIONÁRIA ...........................13
COEFICIENTES DE ERROS ESTACIONÁRIOS ..................................................14
Dinâmica e Controle
A primeira etapa consiste em entender e saber responder a perguntas tais como:
o que é controle de processos? por que controlar um processo? como controlar um processo?
Dinâmica
Em qualquer processo industrial, as condições de operação estão sujeitas a mudanças ao longo do tempo. O nível de líquido em um equipamento, a pressão em um vaso, a vazão de um reagente ou sua composição; todas estas condições podem (e costumam) variar. Mesmo os dados que consideramos constantes no projeto (por exemplo, a temperatura ambiente) têm o hábito de variar apesar de nossas premissas em contrário.
Controle
Controlar um processo significa atuar sobre ele, ou sobre as condições a que o processo está sujeito, de modo a atingir algum objetivo - por exemplo, podemos achar necessário ou desejável manter o processo sempre próximo de um determinado estado estacionário, mesmo que efeitos externos tentem desviá-lo desta condição. Este estado estacionário pode ter sido escolhido por atender melhor aos requisitos de qualidade e segurança do processo.
Objetivo de controle
Uma representação esquemática simplificada
A atuação de um controlador pode ser representada graficamente como um fluxo de informações entre módulos com funções distintas. Na figura abaixo, um módulo de monitoração obtém uma informação proveniente do processo e envia ao controlador (este procedimento pode conter