economia
DA
Aula 3 PRODUÇÃO
DE
PETRÓLEO
Controle Automático de Processo
AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO
Sistemas de Controle
Um sistema de controle é uma série de unidades combinadas para produzirem um determinado resultado com pouca ou nenhuma supervisão humana. Os sistemas de controle podem ser classificados em abertos ou fechados. Denomina-se de sistema de controle aberto aquele em que a saída do processo não exerce nenhum efeito sobre a entrada do processo, enquanto que, um sistema de controle fechado (sistema de controle por realimentação), é aquele em que a energia de entrada no sistema é de alguma forma uma função da própria saída.
Sistemas de controle abertos não são geralmente utilizados no controle de processos industriais, e, portanto, apenas serão considerados os sistemas de controle fechados.
AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO
Partes de um Sistema de Controle
Qualquer sistema de controle apresenta, basicamente, as seguintes partes ou elementos:
Processo;
Elemento primário;
Transmissor;
Controlador e
Elemento final de controle.
AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO
Partes de um Sistema de Controle
O processo é a parte do sistema que desenvolve alguma função desejada, pode ser mecânico, químico, elétrico ou uma combinação desses. Por exemplo, o nível de um líquido num tanque é um processo, assim como a geração de vapor através de uma caldeira.
Elemento primário é aquele que utiliza ou transforma a energia proveniente do meio controlado, para produzir um efeito que é função da variação no valor da variável controlada. Exemplos de elementos primários, termômetros, termopares, placas de orifício, manômetros, etc. AUTOMAÇÃO DA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO
Partes de um Sistema de Controle
Transmissor é um dispositivo utilizado para transmitir o sinal vindo do elemento primário para um outro lugar.
Controlador é um dispositivo que produz um sinal de saída, que é função do sinal do desvio.