controlador de carga 13v
I - Introdução
Este trabalho trata do projeto de um controlador de carga de bateria de automóvel (chumbo-ácido de
13,6V). Considera-se que o carregador, sem o controle como normalmente é encontrado, já esteja disponível e que sua corrente máxima de comutação seja inferior a 10 A em 120 Vca ou 7 A em 240 Vca. Estas são as capacidades máximas do relê utilizado para ligar e desligar o carregador.
II - Materiais e Métodos
O diagrama em blocos do controlador é apresentado na figura 1. Uma amostra da tensão da bateria é monitorada continuamente por meio de um divisor resistivo. A tensão resultante é proporcional à tensão da bateria e seu valor encontra-se próximo à tensão de referência. Um filtro passa - baixa (PB) atenua em mais de 50 vezes (em 60 Hz), o ruído de tensão existente na bateria, tais como variações da tensão devido à carga do carregador e devido à descarga provocada pelo circuito alimentado pela bateria.
Consumo de energia proveniente da bateria
Bateria 13,6 V chumbo-ácido Carregador
Rede
120 ou 240 Vca
Controlador
Tensão de referência Amostra da tensão da bateria
(k . Vbat, onde 0 < k < 1)
Filtro
Passa-baixa
Comparador com histerese
Acionamento com relê
Figura 1 – Diagrama em blocos do controlador de carga de bateria juntamente com o equipamento conectado à bateria, o carregador e a rede elétrica.
Tanto a tensão de referência como a tensão de amostra, proveniente da bateria, através do filtro, são comparadas. Quando a tensão da bateria for inferior a tensão mínima desejável (VBatMín), o comparador envia um sinal ao circuito de acionamento do relê, que por sua vez, conecta o carregador no circuito, carregando a bateria. Uma amostra da saída do comparador é realimentada, positivamente, para a entrada que contem a tensão de referência. Este fato satisfaz duas necessidades; garante uma comutação livre de transientes indesejáveis (bouncing) e altera