contraçao muscular
O corpo tem três tipos diferentes de musculo : o musculoesqueletico,o musculo cardiaco e o muaculo liso .os musculos esqueletios e cardiaco são nusculos estriados, e têm mecanismos contrateis similares. O musculo liso,que é o tipo de musculo enconrado na maioria dos orgaos internos ,possui organizaçao intracelular diferente , mas a base quimica da comtraçao ainda é a mesma.
Cada fibra muscular esqueletica é formada por algumas centenas a muitas dezenas de milhares de fibras musculares esqueleticas dispostas paralelamente, cada uma delas etendendo - se por todo o comprimento do musculo. Por sua vez,cada fibra muscular cantem de algumas centenas e varios milhares de miofibrilas , tambem com disposição paralela. E ao longo da extensão de cada miofibrila,existe m milhões de diminutos filamentos moeculares ,os filamentos de actina e de miosina,que se dispõem,um alternada –em primeiro, um conjunto de filamentos de miosina,em seguida, um conjunto defilamentos de actina – com essa sequência ocorrendo repetitivamente ao longo de todo o comprimento da miofibrila.
As etremiddes dos filamentos de actina e de miosina sobrepõem-se umas as outras e, em presença de ions calcio,interagem entra si,tanto em termos fisicos quanto quimicos, o que faz com que esses filamentos deslizem , uns sobre os outros.
Isto é, as extremidades dos filamentos de actina são, literalmente ,puxadas em direção ás e por meio de extremidades dos filamentos de miosina, o que representa o mecanismo para a contração muscular . Os pontos médios dos filamentos de actina estão fixados a uma membrana intracelular, a membrana z , que, por sua vez, esta fixada á membrana celular da fibra muscular.
A contração da fibra muscular é causada por um potencial de ação que se propaga ao longo da membrana dessa fibra. Esse potencial de