Contrato de Leitura - Talentoso Sr. Ripley
Talentoso Sr. Ripley
Introdução
No âmbito dos ‘Contratos de Leitura’ da disciplina de Português, optei por escolher um romance policial, precisamente por ser um género diferente do que me acostumei a ler. O livro escolhido foi ‘O Talentoso Sr. Ripley’, de Patricia Highsmith, que irá ser explorado ao longo deste trabalho, e veremos que esta obra, não é de facto, um romance policial..vulgar.
Começarei por fazer uma breve introdução à autora deste grande livro, Patricia Highsmith, seguidamente uma pequena síntese da obra, e por fim, expor a minha opinião acerca de um tema abordado e das características do livro.
A Autora
Patricia Highsmith
Nasceu em Forth Worth, no Estado americano do Texas, em 1921. Teve uma infância triste devido à separação dos seus pais e aos relacionamentos complicados com a sua mãe e o seu padrasto. Desde pequena cultivou o hábito de escrever diários, nos quais fantasiava sobre pessoas que teriam problemas psicológicos e instintos homicidas por trás de uma aparência de normalidade, sendo estes alguns dos aspectos explorados na sua obra O Talentoso Mr. Ripley.
O seu primeiro romance, Strangers on a train, publicado em 1950, tornou-se um êxito comercial e foi adaptado ao cinema por Alfred Hitchcock.
O romance The price of salt, foi publicado em 1953, sob o pseudónimo de Claire Morgan, e obteve um enorme sucesso.
Porém, uma das suas mais célebres criações ficcionais é Tom Ripley, o incomparável sociopata que se estreou em 1955, em O Talentoso Mr. Ripley, e que protagonizaria outros quatro romances: Ripley Under Ground (1970), Ripley's Game (1974), The Boy Who Followed Ripley (1980) e Ripley Under Water (1991).
Pat Highsmith, assim conhecida, é autora de mais de 20 livros, recebendo várias distinções, entre elas o prémio O. Henry Memorial, o Edgar Allan Poe, Le Grand Prix de Littérature Policière e o prémio da Crime Writer’s Association da Grã-Bretanha.
Acaba por falecer na Suíça, a 4 de fevereiro de 1995.