Contrastes Desenvolvimento na Saúde
Desenvolvimento
No acesso á
Saúde
Hoje em dia, existe um contraste muito acentuado entre os diferentes países do mundo: uns são muito ricos, outros muito pobres. Figura 1 – Família pobre.
Figura 2 – Família economicamente estável.
A expressão “países do norte e países do sul” traduz a divisão do Mundo em duas partes: a rica e a pobre.
Figura 3 – Mapa demonstrativo dos países desenvolvidos e em desenvolvimento
A Saúde
O acesso aos cuidados de saúde e a melhoria das condições de vida de uma população fazem reduzir a taxa de mortalidade, permitindo o aumento da EMV de um país.
Figura 10 – Taxa de mortalidade infantil entre 1990 e 2010
A Saúde
Figura 4 – Criança a lavar-se.
Figura 5 – Estudantes africanos.
Figura 6 – Crianças a comer.
Ser saudável não se resume só a estar livre de doenças. A saúde está interligada especialmente com uma boa alimentação, com o acesso á higiene e á educação. Figura 7 – Criança a tomar banho.
Figura 8 – Sala de aula
Figura 9 – Família a comer á mesa
Os avanços científicos e as campanhas de vacinação permitiram eliminar muitas doenças infecciosas. No entanto, ainda morrem milhões de pessoas por ano com doenças que se poderiam prevenir ou curar, como a cólera, o paludismo e a tuberculose. A Saúde
Figura 9 - Vacinação
A Saúde
Porque é que nem todos têm acesso á saúde?
São vários os factores (históricos, naturais, demográficos, económicos…) que explicam a pobreza e o fraco desenvolvimento de vários países do Mundo.
Obstáculos ao desenvolvimento
Passado Colonial
• Muitos dos actuais PED sofreram no passado colonizações por parte dos países europeus, o que os deixou num estado económico frágil, pois os recursos naturais foram explorados em função dos interesses europeus. Obstáculos ao desenvolvimento
Catástrofes Naturais
De um modo geral, os
PED são mais vulneráveis ás catástrofes naturais,