Contras da Era vargas
Ditador populista com inspirações facistas, criador do Estado intervencionista, paternalista e corporativista que persiste até hoje. Manteve relações com o Hitler e Mussolini até não conseguir mais resistir a pressão dos Estados Unidos.
Lado herói:
"Pai dos pobres", colocou na lei direitos trabalhistas como o salário mínimo. Usou o Estado para criar indústrias e diminuir a importância do setor primário na economia brasileira.
1.
Quando se faz um juri, você precisa saber tudo o que ele fez de bom, e de ruim também. Às vezes o que aparentemente ele fez de bom, não foi o suficiente, ou às vezes é o tipo de situação que todo governante quer que apareça em seu governo.
Para quem realmente estuda História, sabemos que nenhuma pessoa é isenta de culpa, como também não pode ser totalmente condenada. É fato.
Quanto a Getúlio, fora o que algumas pessoas já citaram, temos a questão dos sindicatos, que em alguns momentos de seu governo foram totalmente manipulados. Ou seja, Getúlio Vargas realmente fez as Leis Trabalhistas, mas foi autoritário quando não deu brecha para ninguém se manifestar contra, ninguém fazer greve. Quem ousasse fazer, era severamente punido.
O momento em que ele mudou a constituição, colocando-se como um presidente por Golpe, e permanecendo no poder, mostra o seu lado antidemocrático. Nenhuma pessoa, mesmo que diga que é a favor de seu país, pode tomar uma atitude dessas. Ele fez isso e tem gente que é a favor; em 1964 os militares fizeram os mesmos e as mesmas pessoas que defendem Getúlio contestam o regime militar, o que mostra uma incoerência e uma falta de conhecimento da história.
Criou o Departamento de Imprensa e Propaganda - DIP, que era uma afronta a Liberdade de Expressão. Fechou partidos políticos em 1937, que também mostra uma atitude autoritária.
Para o juri, dê uma estudada nos pontos positivos e mostre que os pontos positivos não foram bons para toda a população, que muitas medidas acabaram acarretando