Contos machados de assis
Introdução:
Neste trabalho iremos analisar o empirismo e racionalismo do dois grandes pensadores da historia e iremos fazer uma associação com uma assunto atual tendo em vista uma analise critica do fato.
Empirismo:
Pensador a ser analisado: John Locke
Para John Locke a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não por deduções ou especulações. Desta forma, as experiências científicas devem ser baseadas na observação do mundo. O empirismo filosófico descarta também as explicações baseadas na fé.
Locke tinha uma ideia sobre a formação do caráter de uma pessoa, ele explicava isso com um exemplo de que as pessoas ao nascerem eram como papeis em branco, a medida que iam ganhando experiências, o papel vai sendo anotado e a medida que são tratadas pela sociedade pode dobrar, amassar ou corta-lo, mudando o caráter da pessoa.
Racionalismo:
Pensador analisado: René Descartes foi um importante filósofo racionalista, matemático e físico francês do século XVII. Também fez estudos nas áreas da Epistemologia e Metafísica. Descartes é considerado o pioneiro no pensamento filosófico moderno.
Desenvolveu o Método Cartesiano no qual defende que só se deve considerar algo como verdadeiramente existente, caso possa ser comprovada sua existência. Também conhecido como Ceticismo Metodológico, segue o princípio de que devemos duvidar de todos conhecimentos que não possuem explicações evidentes. Este método também se baseia na realização de quatro tarefas: verificar, analisar, sintetizar e enumerar.
Frases famosas de Descartes:
"Penso, logo existo"-Cogito Ergo Sun
"É preferível ter os olhos fechados, sem nunca tentar abri-los, do que viver sem filosofar"
"A razão e o juízo são as únicas coisas que diferenciam os homens dos animais".
" Daria tudo que sei em troca da metade de tudo que ignoro".
Situação Analisada: Cotas