Exclusão e Preconceito no Ambiente Escolar
EDILEUZA GOIS DOS SANTOS
Exclusão e Preconceito no Ambiente Escolar
Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Psicologia da Educação II; Comunicação e Linguagem; Educação e Diversidade: Relações Étnico-Racial e O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos.
Profs. Carlos Eduardo Gonçalves, Lilian Salete Alonso, Fabio Luiz da Silva e Vilze Vidotti Costa.
Tutor Eletrônico: Regiane Mendes Ribeiro
Tutor de Sala: Regina Celia Ramos
Cacoal-RO
2012
1. Introdução
A escola é local privilegiado para se desenvolver o diálogo a respeito do preconceito racial, pois ela tem importante papel de produtora de conhecimento. É no espaço escolar que são observadas atitudes de preconceitos entre os alunos, atitudes que muitas vezes são vivenciadas em casa com os pais, vizinhos, colegas, parentes, etc. Torna-se necessário que os envolvidos com a educação: equipe pedagógica, gestores, professores e funcionários sejam preparados para vivenciarem diariamente no contexto escolar, alternativas e práticas que ajudem a formar seres humanos mais justos e solidários e que saibam conviver com as diferenças. Esse trabalho apresenta algumas atividades a serem realizadas em sala de aula com objetivo de minimizar atitudes preconceituosas e conscientizar os alunos sobre respeito, levando-os a uma convivência harmoniosa entre todos.
2. Desenvolvimento
Sabemos que, na maioria das vezes, o preconceito e a discriminação a determinadas pessoas surgem em função de características consideradas social ou culturalmente negativas em relação a outras. A cor da pele, a orientação sexual, o gênero e as necessidades especiais são alguns exemplos de situações em que a diferença se transforma em desigualdade.