Continentes
É o mais vasto e populoso continente. Ao norte, a Ásia é banhada pelo Oceano Ártico; ao sul pelo Oceano Índico; ao leste pelo Oceano Pacífico e a oeste faz fronteira com a Europa e África.
Clima: o clima da Ásia pode ser divido em quatro regiões climáticas: a Sibéria, a Ásia mediterrânea, os desertos e a Ásia das monções.
Mediterrâneo (Ásia menor) : verão quentes e secos e invernos com muita chuva
Desértico: ( Síria, Arábia, índia e ira ) regiões com temperaturas elevadas durante o dia e frias à noite.
Monções: (Ásia oriental e meridional) inverno seco e verão extremamente chuvoso
Sibéria: (extremo norte da Ásia): temperatura baixíssimas, presença de tundra ao norte, taiga no centro e estepes ao sul.
Hidrografia: As grandes montanhas e os elevados planaltos da Ásia Central, como os arcos vulcânicos da Ásia Oriental, constituem importantes centro de dispersão das águas fluviais, que seguem em direção aos oceanos Glacial Ártico, Pacífico Índico.
Vegetação: A vegetação do continente varia bastante por causa do clima e do relevo. As principais são a Taiga, Tundra, Taiga Siberiana, Estepes, Pradarias, Savanas e as Florestas equatoriais e tropicais nas regiões próximas ao Equador e subtropical e temperada nas regiões da Coréia (do Norte e do Sul) e no Japão.
Relevo: No continente asiático há um grupo de cadeias montanhas. A Ásia possui as quinze maiores montanhas do mundo, entre elas, o monte Everest. Há nesse continente várias planícies extensas e elevadas. A planície Indo-gangética tem uma grande importância econômica pelo fato de ser atravessada pelos rios Indo e Ganges. As depressões são outros tipos comuns de relevo no continente. A maior delas é o mar Morto, Situado a 392m abaixo do nível do mar.
Aspectos socioeconômicos: No continente asiático existem países desenvolvidos, como Japão, Israel e parte da Rússia aí situada, que revelam níveis de prosperidade econômica e social comparáveis aos da Europa ou da América