CONTEÚDOS DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CAPITALISTAS E MARXISTAS/CARACTERÍSTICAS PRESENTES EM INDIVÍDUOS FORMADOS POR CADA UMA DESSAS PROPOSTAS.
A dinâmica da organização capitalista social fez surgir contradições em seu processo de desenvolvimento. Tal evolução contraditória gerou períodos de desequilíbrio. Nesse contexto são inseridas a educação e a educação escolar, uma vez que a sociedade é uma situação educativa e a interação entre os indivíduos é condição de educação.
Surgiram divergências teóricas e metodológicas e, com isso, a exigência de um novo indivíduo moldado aos valores da emergente sociedade capitalista consolidada a partir do século 19.
Todas as dimensões da vida humana (econômica, política, social, científica, cultural e educacional) foram e continuam sendo revolucionadas pela sociedade industrial.
A contribuição da Sociologia é essencial para o entendimento da sociedade capitalista; ela se organiza com a instalação do capitalismo e se ocupa em explicar o sistema nas dimensões social, política e econômica. Porém, seus principais pensadores têm concepções de educação divergentes, possibilitando assim, diferentes visões