Contexto Histórico ''Os Bruzundangas''
''Os Bruzundangas'' de Lima Barreto foi escrito em 1923, um período de transição do século XIX para o XX.
Esse período de transição marcou com suas modificações na economia e na política europeia, que afetaram a sociedade mundial sob o ponto de vista cultural e transformaram as formas de agir e produzir, além de influir na vida cultural.
Na Alemanha houve a ampliação do Nacionalismo que tornou significativamente belicista as ações do novo império. Entre 1883 e 1889 Bismarck, que era o Chanceler, provou leis sociais que também foram importantes para setores da população que não tinham acesso a este tipo de melhoria até então: seguro de saúde, contra acidentes e invalidez.
Por toda a Europa houve uma ampliação das conquistas industriais e de transformações nas estruturas que possibilitaram novas condições de vida para os trabalhadores.
No entanto o período foi também de grandes crises e disputas entre os Estados que levaram a uma guerra de terríveis consequências populacionais para a Europa: a guerra de 1914 - 1918, ou a 1a Guerra Mundial. O mundo se viu envolto em práticas capitalistas que depois da intensificação de monopólios e uma política colonial agressiva, experimentou fortes métodos de cunho imperialista. A Inglaterra desenvolveu neste período uma forte política de expansão colonial e imperialista.
O Brasil nesta época também sofreu transformações importantes: de país com mão de obra escravocrata passou a ter mão de obra livre, de Monarquia para República com várias mudanças nas formas de viver o dia a dia de sua população. Pouco a pouco passou-se a contar com reflexos da modernização: a presença de cinematógrafos, iluminação nas ruas, vacinas para garantir vida mais saudável às populações urbanas e a incorporação, através das novidades divulgadas pela imprensa, dos grandes feitos científicos europeus.
A transição do século XIX para o XX foi também de estabelecimento de novas estruturas comerciais e financeiras que mudaram as