Contexto empresarial
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O contexto empresarial é bem complexo, porém pode ser explicado de forma gradual onde temos modelos de gestões que influenciam de certa forma seu comportamento; esses modelos baseiam-se em teses que serão relatados ao longo desse tema, e que favorecem ao entendimento geral do mesmo.
A ênfase nos princípios gerais da administração (planejamento, organização, direção e controle) segue basicamente a linha de pensamento de Fayol, que também havia citados vários modelos válidos. E considerando que ele vivia no século XX; tais princípios foram atualizados e adaptados à nova realidade empresarial, formando um processo administrativo, cíclico e dinâmico das variáveis que foram denominados funções administrativas.
No entanto é importante ressaltar que, Fayol admite que sua obra complementou de certa forma teoria de Taylor . Fayol defendia a harmonia entre os empregados, os incentivos materiais e salariais. Para alguns Fayol é o pai da administração moderna. No entanto, os dois partem de pontos opostos dentro da hierarquia organizacional. Taylor tinha uma visão mecanicista e racionalista em relação aos empregados. Segundo ele, era possível medir o tempo de execução em cada uma dessas tarefas e, com isso determinar um padrão para todos os trabalhadores. Segundo a obra de Taylor o homem é visto como adjunto da máquina em tarefas produtivas e deve almejar unicamente a riqueza da empresa. Como o bem de todos.
Sendo iniciada por Taylor e seus seguidores ‘’a teoria da administração cientifica’’ constituiu o surgimento da primeira teoria administrativa.
Contudo; a preocupação em criar uma ciência da administração começou com a experiência concreta e imediata do trabalho de operários e com a ênfase nas tarefas.
No primeiro período de sua obra, Taylor voltou-se para a racionalização do trabalho dos operários, estendendo-se no segundo período à definição de princípios de