Contexto empresarial
Conceito de Funções Administrativas
Desde os primórdios da revolução industrial o processo administrativo das empresas foi tido como foco de estudos e constantes debate, principalmente a cerca de quais seriam as funções básicas que o administrador deveria desempenhar para alcance pleno da eficiência e eficácia empresarial.
Na industrialização clássica 1900-1950 sua cultura organizacional era focada no passado, nas tradições.
Na industrialização neoclássica 1950-1990 o foco era no presente e no atual. Ênfase na adaptação ao ambiente.
É a partir do período Neoclássico que as funções básicas do administrador passaram a ser o planejamento, organização, direção e controle.
Até então, as funções administrativas, eram realizadas de forma rústica, sem o auxilio da tecnologia da informação, o que restringia a eficácia das ações gerenciais.
A tecnologia influenciou poderosamente o funcionamento das organizações a partir da revolução industrial.
A Era da informação surgiu em 1990 graças aos impactos provocado pelo desenvolvimento tecnológico e pela tecnologia da informação.
Um dos primeiros teóricos da administração foi Taylor, um engenheiro que se preocupou em estudar os tempos e movimentos padronizados e racionalizando os movimentos dos operários na linha de produção. Ele teve alguns seguidores como Ford, Fayol, e Max Weber que desenvolveram as teorias ligadas a abordagem estrutural, e os estudos desses teóricos trouxeram aumento da produtividade.
Racionalização das tarefas essa era uma preocupação de Taylor.
Investir em qualidade de vida no ambiente de trabalho é uma preocupação, no inicio do século passado e a percepção sobre a influência da fadiga na produtividade já existia, porem ainda não havia iniciativas como a ginástica laboral.
A teoria da burocracia de Max Weber também trouxe muitas contribuições para as organizações. Uma das contribuições do modelo burocrático é justamente a criação de normas e regras determinando as decisões e