Contexto Empresarial
A conjuntura mundial contemporânea tem exigido que os indivíduos e as organizações estejam atentos e capacitados para entender o comportamento e reações de suas decisões. Isso requer que os empreendimentos, através dos seus gestores, busquem coordenar suas ações, a fim de que sejam atendidas as exigências e evolução dos mercados.
Sendo assim, cada organização com seus departamentos, devem trabalhar sintonizados buscando a melhor alternativa para interagir neste cenário sem causar malefícios ao meio ambiente e à sociedade.
Os fatores que vêm despertando preocupações na tomada de decisões das entidades é a responsabilidade ambiental e social. Hoje, as reações da população consumidora e dos investidores, diante dos desajustes e das agressões das empresas ao meio ambiente, têm feito com que boa parte delas adotem medidas que objetivem reduzir os efeitos negativos das suas atividades.
A temática se torna cada dia mais importante, tanto que em 2005 a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) juntamente com outras instituições, criaram o Índice de Sustentabilidade - visando oferecer aos investidores uma opção de carteira composta por ações de empresas que apresentam reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial.
Pode-se entender responsabilidade social como um conjunto de ações que uma empresa adota visando o respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (2000) defende que uma empresa é socialmente responsável quando ela vai “além da obrigação de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores”.
Percebe-se que existe um conjunto de ações que devem ser praticadas a fim de que uma entidade seja conceituada como sustentável. As empresas que praticam essas ações apresentam uma série de vantagens a seu favor, tais como: melhoria de sua imagem junto aos consumidores;