Darwin resumo
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE SISTEMÁTICA E ECOLOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE SISTEMÁTICA E BIOGEOGRAFIA PROFº: RUBENS
ALUNO: ALEXSANDRO DOS SANTOS CHAVES mat.: 11401862
“O desafio de Darwin”
O naturalista Charles Darwin dedicou a sua vida à um projeto em particular, entender os mecanismos que levam a evolução das espécies. No entanto, se faz necessário conhecer a trajetória que trouxe o gênio da evolução até esse ponto.
Nascido em uma família rica, Darwin nunca precisou trabalhar, pois vivia com a fortuna do pai. Este pai envio-o para Edimburgo para estudar medicina, mas Darwin detestou ouvir os gritos gerados pelo sofrimento dos pacientes em cirurgia e todo aquele sangue também não lhe agradava. Seu pai então o transferiu para Cambridge na tentativa de formá-lo como clérigo. Lá tomou apreço pelas aulas de ciências naturais como botânica, geologia, entomologia entre outras.
Ao se formar em Cambridge, Darwin se sente inspirado a viajar em expedição. Um dos seus professores, Henslow, indica-lhe o capitão Fitz-Roy, comandante do navio Beagle, com quem inicia sua grande jornada ao redor do mundo.
Durante sua viajem, Darwin fez muitas análises em Geologia, e também coletou ossos de mamíferos junto a fósseis de conchas, mas foi em Galápagos que começou a adquirir pistas para elaborar de vez sua teoria. Lá coletou várias espécies de pássaros e acreditava que seriam uma mistura de pássaros diferentes, mas com ajuda do Ornitólogo James Gold, descobriu serem todos tentilhões, e não apenas variações deste pássaro, mas sim espécies diferentes num total de 13, cada uma vinda de uma ilha diferente.
Com isso começou a consolidar a idéia de transmutação gradual, observando como os criadores de pombos realizavam os cruzamentos entre aqueles indivíduos que gostariam para poder selecionar o tipo de padrão que gostariam de ter em suas aves, assim também pensou que a natureza selecionava os