Contexto Empresarial
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 14 REFERÊNCIAS 15
14
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................15
1. INTRODUÇÃO
Desde os primórdios, o homem demostrava sua real necessidade, mesmo que primária, de controle de bens e produções. Daí o surgimento da contabilidade. E com esta veio junto a necessidade de administrar estes bens e produtos para que estas organizações pudessem permanecer no mercado e ser competitivas. Como o objetivo dessas organizações era a obtenção de lucros, nasceu a economia com o objetivo de resolver ou minimizar os problemas econômicos, atendendo assim, às necessidades humanas e promovendo o bem estar de cada um.
2 DESENVOLVIMENTO
O homem sempre precisou satisfazer suas necessidades pessoais, então abordaremos aqui como uma sociedade organiza, controla e administra a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços.
2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Assim, é importante definir funções administrativas como sendo aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar os resultados determinados e / ou esperados pelas organizações.
Para Henry Fayol, toda empresa pode ser dividida em seis grupos de funções: e uma delas é a função administrativa, que para Fayol, administrar consiste em:
a) Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação;
b) Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa:
c) Comandar: dirigir e orientar o pessoal;
d) Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos;
e) Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com o estabelecido. As funções administrativas constituem o processo administrativo e são:
a) Planejamento: determinação de objetivos e metas para o