Contexto Empresarial
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONTEXTO EMPRESARIAL 4
3 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
As empresas são como o corpo humano, têm todo um esquema interno que pra funcionar precisa ser constantemente abastecido. Poderíamos dizer, então, que o capital seria o alimento da empresa.
Neste texto veremos de forma simplificada alguns conceitos encontrados no contexto empresarial, como patrimônio e mercado, por exemplo.
Veremos também como a Contabilidade Social (essa especialização da Contabilidade tão discutida entre muitos autores contábeis) pode ajudar a sociedade e o meio ambiente.
Esse estudo visa explicar ao leitor o que acontece dentro e fora da empresa e suas conseqüências. O assunto será abordado de forma clara, mas sem a mínima intenção de esgotá-lo.
2 CONTEXTO EMPRESARIAL
Com a abertura da economia no Brasil, o mercado se tornou mais atraente, o que fez com que novos empresários surgissem com um pensamento mais atual, focados, logicamente, no lucro, mas também na inovação, na globalização e na responsabilidade com a sociedade e meio ambiente.
2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Também conhecidas como funções do administrador, as funções administrativas foram conceituadas primeiramente pelo engenheiro francês Henri Fayol. A partir daí, a Administração pôde ser vista como uma profissão. Segundo Chiavenato (2009, p. 27), “administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar.”
Podemos dizer que, até os dias atuais, essas funções são muito importantes no processo administrativo. São elas: planejamento, organização, direção e controle (veja no Quadro 1).
Quadro 1 – Funções administrativas
Função
Finalidade
Planejamento
Significa visualizar o futuro e traçar o programa de ação. Reflete a maneira como as decisões tomadas pela empresa são transformadas em planos e programas para serem aplicadas no futuro
Organização
Significa a maneira como a empresa distribui a