Contestação - questão do 115º exame da oab/sp - 2º fase
A seguinte questão foi apresentada no 115º exame de ordem, ponto 2:
Júlio, Rubens e Marco Aurélio envolveram-se em acidente de trânsito da espécie comumente conhecida como "engavetamento", no qual Marco Aurélio abalroou o veículo conduzido por Rubens, que por sua vez colidiu com o dirigido por Júlio, utilizado para transporte autônomo de passageiros ("lotação"). Marco Aurélio encontrava-se, na ocasião, em velocidade acima da permitida para o local do acidente e seu veículo, conforme atestado em vistoria levada a cabo pelo órgão competente, não estava com o sistema de freios em ordem. Rubens, por sua vez, observava regularmente as leis de trânsito e seu veículo estava em perfeitas condições, mas ainda assim atingiu Júlio. Por causa dos danos causados a seu veículo, Júlio moveu ação, pelo rito próprio, contra Rubens, objetivando o recebimento da indenização correspondente. Vale destacar que Julio quando teve seu carro atingido pelo de Rubens, nitidamente alterado, dirigiu-se até o veículo de Rubens e discutindo com o mesmo, quebrou todos os vidros do carro deste último. Os orçamentos apontam que o conserto ficará em R$ 5.000,00.
QUESTÃO: Na qualidade de advogado de Rubens, atue em seu favor oportunamente. Considere que a ação tramita perante a 2a Vara Cível da Comarca de Santos, local do acidente.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE SANTOS – ESTADO DE SÃO PAULO
Processo nº: ....
RUBENS, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da Cédula de identidade n.º...... e CPF sob o n.º ........, residente e domiciliado à Rua....., n.º......, bairro....., Santos, São Paulo, CEP........, já devidamente qualificado nos autos do processo, vem, por seu advogado e procurador que esta subscreve, conforme instrumento de mandato anexo, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, nos autos da Ação de Ressarcimento por danos