ContacoDeHistoria

600 palavras 3 páginas
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Introdução
Na educação infantil, o estímulo à aprendizagem através da utilização da literatura infantil na contação de história em sala de aula, pode propiciar modos e formas de educar que permitam aos alunos/as o ingresso no mundo da leitura.
Narrar histórias é um fato cotidiano, presente na vida das pessoas das mais diferentes classes sociais, sendo transmitido entre os antepassados, preservando o seu objetivo primordial. Para Leardini (2006, p.26) o ato de contar histórias é uma forma de “encantar crianças e adultos com a magia que representa”. Segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998, v.3, p.143) “a leitura de histórias é um momento em que a criança pode conhecer a forma de viver, pensar, agir e o universo de valores, costumes e comportamentos de outras culturas situadas em outros tempos e lugares que não o seu”.
Dessa forma, para promover a identificação com o universo retratado, contar histórias para crianças pequenas torna-se mais prazeroso a partir de algum tipo de ilustração: gravuras, desenhos, fantoches e a música, que também se mostra um instrumento muito interessante. Para Ferreira (2007, p.9) “as histórias ilustradas e cantadas são de grande incentivo e encantamento para torná-las mais atraentes e fáceis de serem assimiladas”. Com este estudo, tentamos adentrar nesse mundo de fantasia, compreendendo a prática docente da professora na arte de contar histórias para crianças na Educação Infantil. Visamos observar suas estratégias para motivar a leitura e, consequentemente, a escrita, através dos recursos literários. Para tanto, buscamos alcançar alguns pontos, mostrar as possibilidades educativas da contação de história motivando crianças no aprender a ler e a escrever na Educação Infantil.
Efetivamente, a definição social da primeira infância como objeto pedagógico inclui também condições objetivas –

Relacionados