Cultura Afro
Acadêmicas: Camila Gonçalves
Letícia Lazzari Tonietto
Rafaela Tesaro
CULTURA AFRO
A cultura afro-brasileira surgiu a partir das manifestações culturais do Brasil que sofreram influências das culturas portuguesas e indígena que se manifestaram através da música, da religião e da culinária. Os estados do Maranhão,
Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito
Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do
Sul foram os mais influenciados pela cultura africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste.
Inicialmente, todas as manifestações culturais afro-brasileiras eram proibidas, desprezadas, desestimuladas e perseguidas pois não eram parte do universo cultural europeu, não representavam civilidade, mas sim, uma cultura selvagem e atrasada em contraponto à Europa em desenvolvimento. A partir do século XX , a cultura afrobrasileira começou a ser aceita, admirada e também aceita pelos brasileiros, como artes nacionais, e uma das primeiras artes a serem aprovadas foi o samba, que se destacou com música popular, logo depois, veio a capoeira que passou a ser considerada “único esporte verdadeiramente nacional”.
Além dos ritmos músicais, a cultura de origem africana também trouxe consigo as religiões o
Candomblé ( Em todos estados do Brasil), Xangô do Nordeste (Pernambuco), Batuque (Rio Grande do Sul), Xambá (Alagoas, Pernambuco) e Umbanda
(Em todos estados do Brasil), e suas culinárias, feijoada brasileira, considerada o prato nacional do
Brasil, que foi criada nas senzalas e serviu de alimento para os escravos na época colonial, e também tem a culinária baiana é a que mais demonstra a influência africana nos seus pratos típicos como acarajé, caruru, vatapá e moqueca.
ATIVIDADES 1
Confecção de um dicionário com as palavras de origem africana que utilizamos na língua portuguesa.
Utilizaríamos como