Contabilização
ASPECTOS INTRODUTORIOSEM CIÊNCIAS CONTÀBEIS
SINOP
2012
ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina DE CIÊNCIAS CONTÀBEIS.
SINOP
Ano 2012
ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTABEIS
Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidad“es, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos gastos nele ocorridos, com o fim de fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico e decorrente da gestão da riqueza patrimonial” (Hilário Franco 1996)
O objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio, que é composto pelos bens + direitos + obrigações de uma entidade econômico-administrativa.
O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil.
A entidade deve manter um sistema de escrituração uniforme dos seus atos e fatos administrativos, através de processo manual, mecanizado ou eletrônico em correspondência com a documentação respectiva e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o resultado econômico. Comporta destacar o art. 1.009 do vigente Código Civil que impõe uma perfeita vinculação ao contabilista: A distribuição de lucros ilícitos ou fictícios acarreta