Contabilidade
Se não se pode medir, não se pode gerir. Há muito que a função do contabilista se voltou para a gestão da empresa. Nas empresas mais bem sucedidas, a função contabilidade e finanças tornou-se um parceiro estratégico que fornece informação crítica para a tomada de decisões estratégicas - rapida e eficazmente. Hoje, o contabilista funciona como um co-piloto, permitindo ao gestor antecipar problemas e identificar oportunidades.
Contabilidade e Finanças: Mostrar como os Números Contam
Trazer valor ao cliente é importante. Motivar empregados para que trabalhem juntos de forma eficaz é importante. E trazer lucros aos accionistas é importante. No passado, a prioridade da empresa dirigia-se para a satisfação das necessidades dos accionistas. Com a implementação de novas práticas de gestão, o ponto fulcral alargou-se para incluir clientes e empregados. Os três grupos de actores contam. Os três grupos precisam de executivos que saibam como gerir as finanças da empresa, usando o capital da melhor forma, para proteger a solvabilidade da organização e para lhe dar uma base financeira segura, a partir da qual poderá crescer e prosperar.
Em todas as empresas, existe concorrência pelos recursos financeiros à medida que as estratégias de investimento são avaliadas e programadas. Possuir uma compreensão básica dos conceitos financeiros essenciais ajuda os gestores de todas as áreas de negócio a tomar decisões inteligentes e informadas, que contribuam para os lucros e conduzam a um melhor desempenho.
Como funciona uma empresa
As empresas funcionam através de fluxos de tesouraria (cash flow). Acumulam capital para comprar activos para poderem desempenhar operações que produzem e fornecem produtos e serviços para clientes, o que, por sua vez, gera lucros para a empresa.
No processo de funcionamento, a empresa precisa de capital para comprar materiais e pagar aos empregados pelo seu trabalho. O capital