Contabilidade
Atividades
1) Quais as características dos fatos sociais para Durkheim?
Coerção Social: A força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem independentemente de sua vontade e escolha.
Exteriores aos Indivíduos: Os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente.
Generalidade: É social todo o fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos, ou pelo menos, na maioria deles. E ainda manifestam sua natureza coletiva de um estado comum ou grupo, como formas de habitação, de comunicação, os sentimentos e a moral.
2) Como o sociólogo deve estudar os fatos sociais?
Como coisas, fenômenos que lhe são exteriores e podem ser observados e medidos de forma objetiva.
3) O crime, para Durkheim, é um fato social normal ou patológico? Por quê?
Normal. Por ser encontrado em toda e qualquer sociedade e em todos os tempos, mas também por representar um fato social que integra as pessoas em torno de uma conduta valorativa, que pune o comportamento considerado nocivo.
4) O que é consciência coletiva?
Conjunto de crenças e dos sentimentos comuns a media dos membros de uma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria.
5) Defina solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica?
Solidariedade Mecânica: Era aquela que predominava nas sociedades pré-capitalistas, onde os indivíduos se identificavam por meio de família, de religião, da tradição e dos costumes, permanecendo em geral independentes e autônomos em relação à divisão do trabalho social. A consciência coletiva exerce aqui todo seu poder de coerção social.
Solidariedade Orgânica: É aquela típica das sociedades capitalistas, onde, pela acelerada divisão do trabalho social, os indivíduos se tornavam interdependentes. Essa interdependência garante a união social, em lugar dos costumes, tradições ou, das relações sociais