Contabilidade
Este trabalho destina-se mostrar a importância da Analise Econômica na gestão financeira das empresas. A necessidade de gerar negócios fez com que todos fossem a confirmação de que o mundo dos negócios não vive sem um exame detalhado dos dados econômicos financeiros de qualquer empresa.
O mundo tem passado por grandes transformações econômicas e a dinâmica de informação, através dos meios de comunicação e de transmissão de dados, aumenta a disputa para conseguir bens e serviços com menor preço e qualidade.
Cada vez mais as condições da estrutura organizacional, capacidade dos gestores, níveis de tecnologia farão a diferença para as condições políticas ,econômicas, concorrência, entre outros.
As informações que constam nas demonstrações financeiras de uma empresa servem de canal para busca de dados necessários para avaliar a empresa e assim tomar as decisões.
2. ANÁLISE ECONOMICA - FINANCEIRA
Economia é a ciência social, que estuda como o individuo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços.
No Mundo dos negócios os termos “econômicos e “financeiros” são sempre empregados. É preciso defini-los bem,:
Análise econômica é uma avaliação da rentabilidade e lucratividade do desempenho da empresa.
Analise financeira é o estudo das disponibilidades como forma de saldar suas dividas. Estuda a capacidade de pagamento da empresa.
A analise de viabilidade econômica e financeira integra o rol de atividades, que busca identificar quais são os benefícios esperados em dado investimento para colocá-los em comparação com investimentos e custos associados ao mesmo, a fim de verificar a sua viabilidade de implementação.
As finanças de uma empresa podem afetar a estrutura da organização. Neste sentido a gestão financeira deve ajudar a planejar o futuro da empresa. E para que se possa acompanhar a evolução e identificar possíveis deficiências na gestão dos