1ª semana de ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento de guarulhos
Os temas abordados pela Sra. Ana Goldfarb foram a Ciência e a Técnica. Ela explicou o início desses assuntos a partir do século XVII como fonte de inspiração a nova ciência. A técnica sem o poder da previsibilidade e a ciência sem o poder de produção. Mostrou como essa junção foi difícil e delicada até o surgimento da tecnologia.
Os problemas que dificultaram essa junção fora, a super especialização do conhecimento científico, técnico e mão de obra. Na época, quem detinha a tecnologia não a difundia, permanecendo em ambientes fechados, sem transferência e conhecimento.
A situação começou a melhorar no início do século XX com a ampliação das fronteiras agrícolas e criação e mecanização da indústria.
A exportação do minério precioso: o ferro, para a sua manufatura e volta ao Brasil em forma de pontes e outros produtos que atendiam a necessidade do país.
Nos anos 50, com a criação dos órgãos de fomento, unindo universidade e órgãos de pesquisa, aplicando a tecnologia de forma mais ampla e a substituição das importações nas décadas de 60 e 70 ajudaram a propagar a