Contabilidade
Os princípios representam à essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência de Contabilidade e constitui as regras centrais da estrutura contábil.
As convenções são as delimitações das regras centrais dos princípios e postulados.
Os postulados dizem respeito à abrangência da atuação da entidade, são as premissas básicas acerca do ambiente econômico, político e social.
Representam, portanto, a larga estrada a seguir rumo a uma cidade.
Postulados da Entidade Contábil
A Contabilidade é mantida para as entidades: os sócios ou quotistas desta, não se confundem para efeitos contábeis.
Postulados da Continuidade das Entidades
Para a contabilidade a Entidade é um organismo vivo que irá viver por um longo período de tempo (indeterminado), até que surjam fortes evidências em contrário.
Princípio do Custo Como Base de Valor
O custo de aquisição de um ativo ou dos insumos necessários para fabricá-los e colocá-lo em condições de gerar benefícios para a Entidade, representa a base de valor para a contabilidade, expresso em termos de poder aquisitivo constante.
Princípio do Denominador Comum Monetário
As demonstrações contábeis, sem prejuízo dos registros detalhados, serão expressos em termos de moeda nacional de poder aquisitivo da data do último Balanço Patrimonial.
Princípio da Realização da Receita
A Receita é considerada e, portanto, passível de registros pela contabilidade quando os produtos ou serviço pela entidade são transferidos para outra entidade mediante pagamento ou compromisso de pagamento.
Princípio do Confronto das Despesas com as Receitas Com os Períodos Contábeis
Toda despesa diretamente delineável com as receitas reconhecidas em determinado período com as mesmas, deverá ser