Contabilidade
A constante mudança no cenário econômico mundial vem desafiando as organizações a adequar suas práticas de gestão ocorrendo no campo, econômico, financeiro, entre tantos outros, o que exige das empresas, meios confiáveis de obter informações indispensáveis ao seu sucesso. Informações adequadas e em tempo hábil para subsidiá-las no processo de tomada de decisão. Uma das ferramentas mais úteis à disposição do gestor da empresa é a análise das Demonstrações Contábeis, pois essa análise permite uma interação total da vida econômica, financeira e patrimonial da empresa. No entanto, é fundamental utilizar-se de boas técnicas de análise das Demonstrações, para evitar interpretações errôneas ou incompletas.
1-Demonstrações Contábeis
As Demonstrações Contábeis nem sempre atingem os fins informativos a que se destinam. Os diversos usuários das informações contábeis fazem uso da análise das Demonstrações Contábeis para melhor entender a situação econômico-financeira das empresas. Foi o interesse dos usuários que fez evoluir a análise dos demonstrativos contábeis. A importância da análise não se verifica apenas nos bancos, mas também pelos investidores. A necessidade de elaboração das demonstrações contábeis decorre não somente de tomar conhecimento para fins internos e gerenciais, mas também por exigências legais. A Lei 6404/76, determina em seu artigo 176: Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração da companhia, as seguintes demonstrações financeiras que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício.
1.1-Balancete de Verificação O balancete de verificação é um demonstrativo auxiliar que relaciona os saldos das contas remanescentes no diário. Imprescindível para verificar se o método de partidas dobradas está sendo observado pela escrituração da empresa. Este método cada débito deverá corresponder a um crédito de mesmo