CONTABILIDADE
O curso universitário de administração é o maior do Brasil, com mais de oitocentos mil alunos. Porém, segundo o palestrante isso não deve ser associado a algo positivo, pois nada garante que a quantidade reflete na qualidade do curso.
A demanda de profissionais administrativos é maior que a oferta. O setor empresarial carece destes profissionais, por isso outras profissões assumem esse papel como, principalmente, engenheiros. Em um gráfico apresentado foi revelado que 68% dos administradores possuem emprego, o que é muito bom, porém há uma porcentagem de 9% de empresários, ou seja, indivíduos que não possuem a graduação, mas atuam nesta área. O palestrante alertou para esta situação e recomendou que os administradores procurassem ler e estudar mais para tentar reverter esta situação e deu como exemplo uma turma do IBM em que ele estava presente onde somente seis dos alunos eram administradores, entre outros havia biólogos, médicos entre outros.
Segundo Raphael, a ética profissional está presente em todas as profissões, é preciso haver respeito ao próximo e educação em qualquer área que se for atuar. Em administração deve se ter uma atenção dobrada para a responsabilidade, pois qualquer erro pode acatar na quebra da empresa e demissão dos funcionários, um impacto econômico-social, aumentando a taxa de desemprego no país.
Em sua fala, recomendou para que os alunos fizessem o CRA como um complemento da universidade e não um concorrente.
O CRA – Conselho Regional de Administração- segundo o seu site oficial, é uma entidade civil dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e