Jogos Africanos
Alem desses jogos culturais, os povos africanos se destacam em esportes de grande relevância no mundo. Homens e mulheres praticam esportes como o atletismo, futebol, rugby, entre outros. No Brasil, devido ao longo passado escravista, a diversidade cultural esta fortemente ligada à cultura africana, ainda que os negros eram dominados pelos brancos, a convivência com eles eram intensas e não havia como evitar a transmissão de crenças, costumes e religião.
A brincadeira Kakopi é uma brincadeira onde todos os que irão participar da brincadeira, com exceção do líder, sentam-se em uma linha reta ou em circulo com suas pernas estendidas e cantam. Enquanto estão cantando o líder aponta para cada uma das pernas das crianças. Quando a música acabar o líder está apontando para a perna de uma criança, esta deve dobrar a perna. Quando ambas as pernas de uma criança devem ser dobradas ela está fora. O último a ficar com uma perna estendida ganha. O Mancala é um jogo de tabuleiro bastante avançado e requer o Maximo de concentração dos participantes. Outro jogo de tabuleiro é o Yoté famoso nas aldeias de Senegal e Mali, compõe um repertorio lúdico familiar, ou seja, passado por gerações, o tabuleiro consiste em cinco fileiras de seis casas cada uma.
Portanto, os jogos são uns dos principais componentes da aprendizagem humana. O estudo da cultura africana traz uma variedade de artes e jogos que podem vir a ser utilizados no processo de ensino.
FACULDADE DE CIÊNCIAS E