Contabilidade
2º Semestre - 2012
Prof. Luís Laranjeira
Análise de Cenários
4. Enfrentando a Incerteza
Prof. Luís Laranjeira
1.Introdução
O conhecimento tem limites e a maior certeza que nos foi oferecida nesta primeira década do século 21 é a da definitiva indestrutibilidade das incertezas. Todos os grandes acontecimentos do século passado, como a deflagração da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, a Revolução Soviética no império czarista, as vitórias do comunismo e do nazismo, a derrota da França, as resistências de Moscou e Stalingrado, foram fatos inesperados. Mesmo o inesperado de 1989: a queda do muro de Berlim, o colapso soviético, a guerra da Iugoslávia.
Prof. Luís Laranjeira
Depois, mais recentemente, a queda das torres gêmeas e, por consequência, a queda dos regimes talibãs, e agora a chamada primavera árabe, com o tombo de ditaduras arraigadas.
Nada disso foi antevisto. A incerteza da economia está ligada a esse caráter essencialmente caótico da própria história da sociedade humana.
Por isso que, quando os teóricos da economia descobrem novas ilhas ou arquipélagos de certezas, deveriam saber que navegam em um oceano de incertezas. A improbabilidade leva às crises econômico-financeiras, apesar de sabermos que elas sempre virão, da mesma forma como sabemos que a morte virá: mas quando?
Prof. Luís Laranjeira
Percebe-se, portanto, que a incerteza sempre foi uma preocupação da humanidade. Para as organizações não é diferente, pois carecem de certezas no que se refere ao futuro.
Atualmente, o ambiente de negócios está mais frequentemente sofrendo impactos de eventos inesperados, sejam eles procedentes de ações humanas ou de desastres naturais. Nesse contexto, os estudos prospectivos e consequentes cenários prospectivos construídos se apresentam como uma alternativa para minimização dos efeitos adversos e aproveitamento dos oportunos que possam vir a se materializar em decorrência