Contabilidade
LlOUIDEZ IMEDIATA
Para efeito de análise, é um índice sem muito realce, pois se relaciona dinheiro disponível com valores que vencerão em datas as mais variadas possíveis, embora a curto prazo. Assim, obtém-se as contas que vencerão daqui a cinco ou dez dias, como temos as que vencerão daqui a 360 dias, e que não se relacionam com a disponibilidade imediata.
Sem dúvida, a empresa deverá manter certos limites de segurança, desejando o analista obter índices altos, pois o caixa e bancos perdem o poder aquisitivo com a inflação. Nem sempre reduções sucessivas nesse índice significam situações constrangedoras; podem Significar uma política mais rígida de disponível e, até mesmo, uma redução do limite de segurança. Sucessivas reduções na liquidez imediata, com constantes e crescentes atrasos no pagamento a fornecedores (detectados mediante as informações comerciais obtidas na praça), já são um indicador relevante de dificuldades financeiras.
LlOUIDEZ CORRENTE
Segundo MARION (2002), três aspectos devem ser levados em consideração o ao se analisar índices de liquidez corrente: o primeiro é que o índice não revela a qualidade dos itens no Ativo Circulante; o segundo é que o índice não revela a sincronização entre recebimentos e pagamentos;
c) e terceiro, como um aspecto que contribui para o redimensionamento da liquidez corrente, no sentido de elevá-la, é o estoque estar avaliado a custos históricos, sendo que seu valor de mercado está normalmente, acima do evidenciado no ativo circulante.
Portanto, a liquidez corrente, sob esse enfoque, será sempre mais pessimista do que a realidade.
LIQUIDEZ SECA
O índice de liquidez seca é similar ao índice de liquidez corrente, exceto que ele exclui o estoque, que é geralmente o ativo circulante menos líquido. A liquidez geralmente baixa do estoque resulta de dois fatores:
I. muitos tipos de estoques não podem ser facilmente vendidos, pois eles são itens