Contabilidade
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA HISTÓRIA DO PENSAMENTO CONTÁBIL
TRÊS ESCOLAS ITALIANAS NA HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
Luiz Felipe Santiago da Conceição
Porto Alegre
2010
Vou descrever um pouco, sobre três Escolas Italianas das sete que foram apresentadas em sala de aula, pelos colegas, através de slides e comentários, no mesmo momento houve um interesse de minha parte em falar sobre estas escolas, são escolas que ajudaram a contribuir com a administração e a contabilidade através das obras de seus pensadores.
A Escola Lombarda ou Administrativa tem uma relação entre a Administração Econômica e a Contabilidade, tendo esta ligação através da inclusão na Contabilidade de seus fatores econômicos de produção e de consumo que faziam parte da gestão das entidades na época, isto tinha como forma na melhoria de suas informações sobre a gestão.
A Escola Controlista ou Veneziana tem distinção defendida por Fábio Besta, referente a esta escola, o conceito de administração geral e administração econômica. A geral é a ação de administrar, já a econômica é a administração do patrimônio de uma empresa com o objetivo de produzir novas riquezas.
A Escola Patrimonialista e Contabilidade no Brasil, para a contabilidade os patrimonialistas foi considerada uma ciência, onde o objeto de estudo é o patrimônio, que utiliza suas investigações com vários métodos, com especialidade descritivo-estatístico, utilizando de vários instrumento na sua realização que seriam, registros, documentos, máquinas, cálculos aritmético, livros. Para os patrimonialista a conta principal do patrimônio se divide em três contas básicas: conta do ativo, passivo e diferencial.
Estas escolas tiveram uma contribuição muito forte para contabilidade, a Escola Lombardi ou Administrativa agregou para contabilidade na época a inclusão dos fatores econômicos de produção e de consumo que faziam parte da gestão das entidades, como forma de