Contabilidade
FACILITADOR: WESLEY RODRIGUES
TRIBUTOS NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
PERÍODO PRÉ-HISTÓRICO
O homem vivia se mudando de um lugar para outro em busca dos meios para sua sobrevivência. Eram nômades.
OS HOMENS ACUMULARAM CONHECIMENTOS
Esses conhecimentos possibilitaram ao homem fabricar suas roupas e objetos para guardar alimentos, cozinhar e caçar. Assim, deixaram de ser nômades e descobriram as vantagens de manter para si um pedaço de terra.
O VALOR DA TERRA
Dessa forma, a terra passa a ser um bem de muito valor para o homem.
Nessa época era comum os homens homenagearem seus Deuses e líderes com presentes a que davam o nome de tributos.
FORTALECIMENTO DOS EXÉRCITOS
Nessa fase da história, os reis passaram a exigir tributo para sustentar seus exércitos, foi então que o tributo deixou de ser presente e passou a ser obrigação.
A RELIGIÃO NA COBRANÇA DE TRIBUTOS
A religião católica era muito forte e os senhores feudais, convencidos pela igreja, começaram a participar das cruzadas, as chamadas guerras santas. Para recuperar os territórios da terra santa, gastavam cada vez mais e cobravam cada vez mais tributos. O povo já estava cansado, pois nada era feito em favor dele.
PRIMEIRA LIMITAÇÃO NA COBRANÇA DE TRIBUTOS
O povo já tão cansado de ser explorado exigiu que o novo rei assinasse um documento que o protegesse contra tanto abuso: a MAGNA
CARTA. Esse documento tem uma grande importância histórica, por ser a primeira limitação legal ao poder dos reis de cobrar tributos.
PRIMEIRA LIMITAÇÃO NA COBRANÇA DE TRIBUTOS
Hoje em dia, nossa Constituição, como a de todos os países democráticos, garante os direitos dos contribuintes, impondo limites ao poder do Estado de tributar.
Por outro lado, o tributo tem hoje um grande significado social, por ser o maior responsável pelo financiamento dos programas e ações do governo nas áreas da saúde, previdência, educação,