contabilidade
1.1 Conceito
“Contabilidade é a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades (empresas) mediante o registro e a demonstração expositiva desses fatos”.
“Contabilidade é a ciência que estuda a pratica as funções de orientação de controle e de registro relativas a administração econômica.” – Conceito oficial formulado no Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas , realizado no Rio de Janeiro, em 1924.
Existem inúmeros conceitos, entretanto todos estes conceitos nos direcionam em seus enunciados ao controle do patrimônio através das informações, das ações, das mudanças dos atos e fatos que alteramos registros do patrimônio das empresas.
1.1 O objetivo da contabilidade.
O objetivo da contabilidade é o estudo e o controle do patrimônio e de suas variações visando ao fornecimento de informações que sejam uteis para a tomada de decisões.
Dentre as informações destacam-se aquelas de natureza econômica e financeira. As de natureza econômica compreendem principalmente, os fluxos de receita e de despesas, que geram lucros ou prejuízos, e são responsáveis pela variação no patrimônio liquido. As de natureza financeira abrangem principalmente os fluxos de caixa e do capital de giro.
1.2 Usuários das informações contábeis
Compreendem todas as pessoas físicas ou jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade, como titulares (empresas individuais), sócios ou acionistas (empresas societárias), administradores, governo (físico), formadores, clientes, investidores que atuam no mercado de capitais, bancos e etc.
1.3 Técnicas contábeis
São inúmeras as técnicas utilizadas pela contabilidade. Vejamos abaixo as mais expressivas:
1. Escrituração – consiste no registro, em livros próprios (Diario, Razão, Caixa e Contas Correntes), de