contabilidade
Grau de alavancagem operacional é, o índice que relaciona o aumento percentual nos lucros com o aumento percentual na quantidade vendida em determinado nível de atividades.
Com o grau de alavancagem operacional, a empresa poderá calcular o que acontecerá com o seu lucro caso haja um aumento nas quantidades vendidas.
Sua fórmula é:
GAO = Variação % no lucro Variação % na quant. vendida
Na condição de ser mantido constante (a margem de contribuição, o total das despesas e os custos fixos), o grau de alavancagem operacional pode ser utilizado para calcular o possível lucro da empresa.
Análise das variações-CUSTO/VOLUME/LUCRO
A análise custo/volume/lucro é um instrumento utilizado para projetar o lucro que seria obtido a diversos níveis possíveis de produção e vendas, bem como analisar impacto sobre o lucro de modificações no preço de venda, nos custos ou em ambos.”
Consiste na comparação dos diversos resultados que podem ser apresentados por um empreendimento. Isto significa que os vários níveis de produção, dentro da capacidade máxima instalada, devem ser estudados e comparados para ser detectada a alternativa mais viável ou as alternativas mais convenientes”.
Em síntese a análise custo/volume/lucro serve para demonstrar o que aconteceria ou acontecerá com os resultados das sociedades se houverem modificações nas quantidades vendidas, nos custos fixos, nos preços praticados, nos custos variáveis, etc... Sendo que estas modificações podem ser favoráveis ou desfavoráveis à sociedade, podendo trazer prejuízos muito significativos quando as variações são desfavoráveis ou lucros muito significativos quando estas variações são favoráveis.
Os resultados obtidos através da análise custo/volume/lucro podem ser analisados sob várias óticas, dentre elas, fatores de rentabilidade, lucratividade, ponto de equilíbrio e outros.
O lucro, a rentabilidade (lucro sobre o