Contabilidade
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário * Login * Cadastro
escolas pensamento ciencias contabeis
Thyagorow
Enviado por:
Thyago Ferreira | 0 comentários
Arquivado no curso de Contabilidade na UESPI
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Download
denunciarDenunciarrow Escolas de Pensamento da Ciência Contábil: uma síntese de estudo. Prof. Waldir Jorge Ladeira dos Santos Coordenador Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis da FMJ |
“Escolas de Pensamento da Ciência Contábil: uma síntese de estudo”
Waldir Jorge Ladeira dos Santos *
1. INTRODUÇÃO
Antes de apresentarmos as correntes de pensamento, devemos entender o porquê de seu surgimento em relação aos acontecimentos no campo científico da própria humanidade.
O amadurecimento da humanidade a partir do Século XVII com René Descartes, criador do método especial para o Pensamento Científico e o Positivismo no Século XIX de Auguste Comte, que se baseia na observação e teorização da realidade, fundamentou não somente a Contabilidade como também várias outras ciências, alicerçando o conhecimento específico, distinto do empírico.
Várias foram as escolas de pensamento contábil, porém nem todas trouxeram avanços na essência do estudo da Ciência Contábil, alterando, apenas, a forma de apresentação das correntes ora desenvolvidas. Tem-se neste trabalho o objetivo de descrever as escolas de pensamento contábil que surgiram na busca de uma visão científica (apesar de algumas não terem conseguido avançar mais do que a sua própria natureza empírica, contudo deram suporte para outras com aprimoramento cultural suficiente para o campo científico). Serão descritas as seguintes escolas: Pseudopersonalismo, Contismo, Materialismo Substancial, Personalismo, Controlismo, Aziendalismo, Reditualismo, Patrimonialismo, Universalismo e Neopatrimonialismo.
Os valores