Contabilidade
1) Evolução histórica da contabilidade gerencial.
Contabilidade Gerencial: história e conceito
1. Introdução
Muitas empresas não estão sendo competitivas. Isso deve-se a falhas na administração e na falta de preparo e conhecimento teórico e prático que possam orientar os gestores em suas decisões estratégicas sobre:
a) avaliar estoques e medir os custos dos bens vendidos;
b) estimar as despesas, produtos, serviços e clientes;
c) relatar sobre a eficácia e eficência das atividades realizadas. Antigamente esses três itens eram executados de forma satisfatória porque a economia era mais simples, hoje, necessitamos da integração de diversos sistemas para avaliar, estimar e relatar a gestão econômica e financeira da empresa. Por que houve essa alteração?
Vejamos.
1.1 O surgimento da contabilidade gerencial: um panorama gerencial e suas razões de surgimento
As primeiras fábricas possuíam poucos funcionários e eram gerenciadas pelos seus proprietários através da intuição e da experiência de cada gestor. Com o invento das máquinas, aumentou-se a produção
e o contingente de funcionários,
impossibilitando a supervisão centralizada dos proprietários. Surge então, o papel do gerente. Com a industrialização mecânica, os métodos de gerenciamento foram classificados em três fases: rule thumb
of Muito usado entre o século XVI e XIX. Caracterizou-se pelo uso da intuição, imaginação, experiência e habilidade de cada empresário para gerenciar a indústria no que se refere a “ao que”, “quando” e “para quem” produzir.
Método
Surgiu após a metade do século XIX. Caracterizou-se pelo planejamento dos
Sistêmico procedimentos de produção. Esse planejamento era realizado levando em consideração o desempenho da produção anterior.
Método
Surgiu em 1986, quando diversos homens, observadores do processo produtivo,
Científico
relataram suas experiências contribuindo assim para aperfeiçoar o processo de gestão.
Nesse ambiente,