Contabilidade
POR ADMIN • DE PAULA & NADRUZ ADVOGADOS E CONSULTORES
Autor: Rodrigo de Paula Souza – advogado e sócio do De Paula & Nadruz
Área: Direito Tributário
Nos dias de hoje, toda empresa que pretende se manter ativa no competitivo mercado globalizado tem que buscar incessantemente não só o aumento de suas vendas, mas também a redução de seus custos. Sendo a finalidade última da empresa a geração de riqueza, busca-se sempre a melhora do resultado econômico através da maximização da receita e da minimização do custo. É a velha conhecida equação: Resultado Financeiro = Receita – Custo.
Várias são as formas encontradas pelas empresas para conseguir melhorar a relação existente entre o produto ou serviço prestado e os custos decorrentes do próprio funcionamento da empresa. Redução de gastos com funcionários, insumos e terceirização de serviços estão entre os meios encontrados pelas empresas para tornar seu negócio mais competitivo.
Porém, a pesadíssima carga tributária brasileira leva à fácil conclusão de que um dos meios mais eficientes de redução dos custos – com o conseqüente aumento do resultado econômico – é o chamado Planejamento Tributário.
De fato, o Planejamento Tributário tem estado muito em voga em todos os meios de comunicação especializados. Ele é apresentado como uma verdadeira “mágica” que, de um dia para outro, transforma elevados custos com impostos, taxas e contribuições em uma carga tributária que permite à empresa a praticar preços muito mais competitivos em seus produtos e serviços e, ainda, elevar seus resultados financeiros.
O Planejamento Tributário pode realmente trazer todos estes benefícios. Porém, sua realização só se dá com a devida eficácia se for realizado por profissionais competentes e experientes.
Nós, do escritório De Paula & Nadruz – Advogados e Consultores, após anos de atuação jurídica em empresas de diversos portes e