Contabilidade
Com base nestes ideais, o cooperativismo surge com a revolução industrial como resposta à exploração da mão de obra. No início, predominaram as cooperativas rurais, enquanto hoje, muito mais fortes e estruturadas estão as cooperativas de crédito, que refletem significativamente no desenvolvimento sócio econômico do país.
As cooperativas de crédito, embora sejam similar a outras empresas e associações, se diferem pela sua finalidade, forma de propriedade, controle e ainda na distribuição das sobras por elas geradas. Essas características foram organizadas para que se tornasse um sistema único. Para isso, foram estabelecidos os sete princípios do cooperativismo, os quais todas as cooperativas devem seguir.
Os princípios foram aceitos no mundo todo como base para o sistema e a formulação mais recente dos princípios aconteceu em 1995, pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), que são eles: 1. Adesão livre e voluntária; 2. Controle democrático pelos sócios; 3. Participação econômica dos sócios; 4. Autonomia e Independência; 5. Educação, formação e informação; 6. Cooperação entre cooperativas e; 7. Preocupação com a Comunidade.
Como base deste trabalho está o sétimo princípio. Neste, as cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades por meio de políticas aprovadas por seus membros.
O presente projeto de pesquisa foi desenvolvido entre os meses de março e junho de 2010, tendo como organização em estudo a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Noroeste SICOOB Noroeste SC, uma instituição financeira, sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo prestar serviços financeiros aos seus associados e contribuir para o desenvolvimento da região em que atua. O SICOOB Noroeste emprega, atualmente, 38 colaboradores e possui mais de sete mil