contabilidade
*Muda a moeda de cruzeiro pra cruzado.
*Congelamentos de preços salários.
*Extingue a correção monetária, exceto para caderneta de poupança.
*Cria o mundo seguro-desemprego.
*Cria o gatilho salarial que na pratica significava que ocorreria reajuste automático de salario cada vez que a inflação atingisse 20%:
*Decreta a monetária e suspende o decreto da divida externa.
As medidas tinham objetivo eliminar a memoria inflacionaria. No plano cruzado o congelamento durou muito tempo e logo surgiram formas de driblar o mesmo com ágio e produtos maquiados. Quando o problema de falta de produtos no mercado chegou ao auge os preços voltaram a subir. Por fim as medidas dos planos fizeram os agentes ter elevadas expectativas sobre futuros congelamentos da economia.
No plano Bresser eliminou o gatilho salarial que era uma fonte de indexação da economia, e elevou as tarifas publicas.
No plano verão nova troca de moeda para cruzado novo e o governo inicia um processo de privatização das estatais com a venda de 18 empresas.
Durante o governo Collor, foi implantado o plano Collor que teve duas fazes: O Collor I (1990) e o Collor II (19991). Nesse período o diagnostico era de inflação de demanda, suas principais medidas foram:
* Confisco de 50% dos depósitos a vista e 80% dos depósitos a prazo, isto e, segurou nos bancos o dinheiro dos clientes colocando limite máximo de para movimentação dos recursos ate o final dos confisco, como forma de de reduzir a liquidez da economia.
* troca de moeda com a volta d cruzeiro sem o corte de zero da moeda.
* Congela preços.
*Fim da indexação de