contabilidade
1-INTRODUÇÃO
A avaliação do desempenho organizacional é um mecanismo de controle das atividades que são desenvolvidas na empresa. Por intermédio dela, é possível constatar s a empresa está cumprindo seus objetivos estratégicos ou se é necessário realizar mudanças no planejamento das ações do negócio.
Abordaremos a avaliação do desempenho organizacional em dois principais focos: o operacional e dos gestores com a proposta de discutir a avaliação de desempenho operacional e dos gestores em três dimensões do controle organizacional, da gestão, de dados e de informações e de controle e procedimentos internos.
2- AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Uma organização é formada por pessoas que individualmente tem compromissos e atividades especificas a serem desenvolvidas, mas que coletivamente formam o ambiente macro. Nesse sentido, é essencial o modelo de gestão que, em síntese, orienta cada membro da empresa em sua postura, estilo e na realização de suas atividades. As variáveis que caracterizam o modelo de gestão sai a forma como os seus gestores a administram, o delineamento de formato de como as atuações does gestores são acompanhadas por seus líderes, ou seja a avaliação do desempenho e a capacidade de contribuição que cada um deveria ter para o progresso da empresa. O processo de gestão é produto do modelo de gestão delineado no planejamento estratégico que consiste no reflexo das crenças dos líderes da organização sobre a eficácia de seus procedimentos. O grau da formalização do processo de gestão da organização constitui a base para o monitoramento e a avaliação de seus resultados.
A avalição do desempenho organizacional pode ser realizada na perspectiva de seus gestores ou no ponto de vista operacional. Em ambas as perspectiva, devem-se analisar os dados cuidadosamente, buscar as diferenças entre o planejado e o executado, procurar entender as causas que ocasionam tais diferenças. A avaliação de desempenho