Contabilidade
TEMA: ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS
4° SEMESTRE
UMUARAMA -2013
Introdução
O fluxo de caixa é um instrumento que possibilita o planejamento e o controle dos recursos financeiros de uma empresa. Gerencialmente, é indispensável em todo o processo de tomada de decisões financeiras.
Contextos econômicos modernos de concorrência de mercado exigem das empresas maior eficiência na gestão financeira de seus recursos, não cabendo indecisões sobre o que fazer com eles. Sabidamente, uma boa gestão dos recursos financeiros reduz substancialmente a necessidade de capital de giro, promovendo maiores lucros pela redução principalmente das despesas financeiras e é essa a finalidade do fluxo de caixa.
Em verdade, a atividade financeira de uma empresa requer acompanhamento permanente de seus resultados, de maneira a avaliar seu desempenho, bem como proceder aos ajustes e correções necessários.
O objetivo básico da função financeira é prover a empresa recursos de caixa suficientes de modo a respeitar os vários compromissos assumidos e promover a maximização de seus lucros, para que isso aconteça com sucesso é preciso que haja informações contábeis, financeiras e orçamentárias claras e precisas, e essas informações conseguimos através da projeção de fluxo de caixa e com a elaboração da demonstração de fluxo de caixa. No trabalho também foi demonstrado um relatório de consultoria para sanar possíveis duvidas dos administradores e garantir tomadas de decisões com uma maior segurança.
Fluxo de Caixa Projetado
O fluxo de caixa projetado tem como objetivo assegurar recursos monetários suficientes para atender às operações da empresa estabelecidas nas outras peças orçamentárias. Pode ajudar a empresa a equilibrar o caixa, identificando deficiência de recursos monetários com antecedência, o que pode levar a empresa a buscar empréstimos a juros menores, como também estimar os excessos de recursos, permitindo projetar investimentos com