Contabilidade
2.1 Análise Teórica:
Numa visão geral, a Contabilidade que reúne o conjunto de transações econômicas de uma nação e entre nações se denomina Contabilidade Social. Dentre os fundamentos que abrangem o trabalho estatístico e contábil está:
Aproximações progressivas ao modelo sistematizado de Contabilidade Social, partindo de uma concepção simplificada de economia, até chegar, por sucessivas adições, a um sistema completo de agentes, de transações e de resultados agregados. (ROSSETTI, 2003, p. 536)
Segundo Rossetti (2003), a contabilidade foi criada e se sustenta pela necessidade econômica de depurar1 cálculos micro e macroeconômicos de emprego, renda, produção e negócios.
Na visão empresarial a Contabilidade abrange todo o estudo do patrimônio e suas variações, relativos a valores a pagar, a receber e os bens de uma organização, demonstrados em um balanço patrimonial com os resultados do exercício, lucros e prejuízos acumulados e demonstração dos fluxos de caixa. Marion (2009) define como instrumento útil na tomada de decisões dentro e fora da empresa, pois fornece informações precisas e necessárias à manutenção das contas e do capital da empresa. Se estendendo ao comercial, industrial, bancário, público, hospitalar, agropecuária e de seguros.
As exposições de dados reúnidos pela contabilidade são exibidos em um relatório contábil, e segundo Ludícibus e Marion (2009) tem como objetivo relatar aos interessados, os principais fatos ocorridos em um setor num determinado período. Estes relatórios auxiliam os trabalhos contábeis e beneficiam a curto e longo prazo as estratégias criadas a fim de preservar os recursos líquidos aplicados pelos empreendedores definidos como patrimônio líquido. De acordo com o Balanço Patrimonial, são analisados e contabilizados regularmente os bens e direitos, passivos e ativos, obrigações da empresa, como contas a pagar entre outros e as aplicações feitas com o capital da empresa, que se denominam investimentos,