Contabilidade
BALANÇO PATRIMONIAL
CONCEITO
O Balanço Patrimonial é o mais importante relatório gerado pela contabilidade, pois através dele pode-se identificar a saúde financeira e econômica da empresa no final de cada mês, no acumulado dos meses e consequentemente no final do ano.
O Balanço Patrimonial é constituído de Ativo, Passivo e Patrimônio
Líquido.
EXPRESSÃO BALANÇO PATRIMONIAL
Quando nos referimos a Balanço, podemos entender que ela recebe esta palavra em decorrência do equilíbrio: Ativo – Passivo + Patrimônio
Líquido, ou da igualdade: Aplicações = Origens.
O termo Patrimonial tem a origem no patrimônio da empresa, ou seja, conjunto de bens, direitos e obrigações.
CAPITAL DE TERCEIROS X CAPITAL PRÓPRIO
O termo Capital significa recursos.
Em Contabilidade, pode-se considerar Capital Próprio provenientes dos recursos financeiros ou materiais dos proprietários, sócios ou acionistas aplicados na empresa.
Prof. Silvio Akira Hirassaka e-mail: prof.silvioakira@gmail.com
Página 1
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA
Já a conotação Capital de Terceiros refere-se os recursos de outras pessoas, sendo elas físicas ou jurídicas aplicados na empresa.
ORIGENS X APLICAÇÕES
Tudo que entra na empresa passa pelo passivo e patrimônio líquido. Os recursos financeiros ou materiais são originários do Patrimônio Líquido
(Sócios), fornecedores, governos, bancos, financeiros (Passivo) que identificam a ORIGEM DOS RECURSOS.
O ativo evidencia todas as APLICAÇÕES DE RECURSOS: aplicações de dinheiro na caixa da empresa, em estoque, em máquinas, em imóveis, etc.
GRUPO DE CONTAS
A legislação brasileira estabelece dois grupos de contas para o ativo e praticamente três grupos de contas para o passivo e patrimônio líquido.
Colocando-se todas as contas de forma desordenada, mesmo respeitando as noções de ativo e passivo, somando-se caixa (dinheiro) com máquinas; duplicatas a receber com veículos, entre outros, haveria muita
dificuldade