Contabilidade
Existem vários modelos de DO com diferentes modelos de abordagem, estratégia e conceitos, mas os principais modelos são o Managerial Grid ou DO do tipo Grid e a teoria 3-D de Eficácia Gerencial.
Blake e Mouton foram os pioneiros no desenvolvimento de DO, criando o Managerial Grid, para os autores, mudança organizacional começa com mudança individual para gerar mudanças em nível interpessoal, grupal e intergrupal, podendo assim alcançar os resultados desejados de uma maneira ordenada e controlada em toda a organização.
A DO de Blake e Mouton possui Três premissas a respeito das organizações:
1. Os indivíduos e as organizações reduzem dissonâncias entre sua auto-imagem e realidade;
2. As organizações alcançam “satisfações” abaixo do seu potencial;
3. Uma grande quantidade de energia das organizações é devotada a comportamentos disfuncionais.
Para o Managerial Grid, dois conceitos devem ser levados em conta:
1. Excellence gap: É a discrepância em relação ao seu padrão de excelência, os dirigentes definem modelos de organização se eles a dirigissem mediante critérios de excelência.
2. Rubrica da excelência empresarial: Os autores propõem a utilização da rubrica empresarial, a rubrica permite a avaliação das seis funções da empresa para se avaliar cada aspecto do comportamento ou desempenho da organização.
O Managerial Grid pressupõe que o administrador sempre está voltado para dois assuntos: produção e pessoas.
Reddin apresenta um modelo para o Desenvolvimento da Eficácia Gerencial, denominado Teoria 3-D. baseia-se no fato de que o administrador é solicitado a ser eficaz em uma variedade de situações e sua eficácia é medida na proporção em que ele é capaz de transformar o seu estilo de maneira apropriada em situações de mudança. Seus principais conceitos são:
1. Eficácia Gerencial: Avaliação em termos de produto em vez de insumo, ou seja, mais por aquilo que o administrador alcança me resultados do que por aquilo que ele faz.
2.