contabilidade
Com base na leitura dos capítulos 1 a 4 do livro texto da disciplina, entende-se que o Balanço
Patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta resumidamente, o patrimônio da empresa, referido a um determinado momento de sua vida econômica, permitindo a todos os interessados visualizarem a situação financeira e patrimonial da empesa, em determinada data.
TAREFA:
Apresentar os grupos e subgrupos de contas que compõe a estrutura geral do Balanço Patrimonial, e explicar a composição qualitativa de UM dos grupos. Mencionar também as duas regras básicas que orientam o ordenamento da sequencia da estruturação dos grupos de contas do Ativo e do
Passivo do Balanço Patrimonial.
Resposta:
As regras básicas que orientam o ordenamento da sequência da estruturação dos grupos do Ativo e Passivo do balanço patrimonial são: GRAU DE LIQUIDEZ DECRESCENTE E PRAZO. Grupos e Subgrupos:
Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
ATIVO CIRCULANTE
O ativo circulante abrange valores realizáveis no exercício social subsequente. Assim, por exemplo, uma empresa cujo exercício social encerre em 31 de dezembro, ao realizar o encerramento do exercício de 31 de dezembro de 2013, deverá classificar no Ativo Circulante todos os valores realizáveis até 31 de dezembro de 2014. Na empresa cujo ciclo operacional tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo deste ciclo. Raramente, porém, é usado esta classificação mais extensa, de forma que, como padrão, pode-se adotar a classificação das contas como circulante se forem realizáveis ou exigíveis no prazo de 1 (um) ano.
Ativo Circulante será composto dos seguintes subgrupos:
Disponível
Direitos Realizáveis no Exercício Seguinte
Estoques
Despesas Apropriáveis no Exercício