contabilidade
PROFº EVERALDO ALVES
1) Exponha seu entendimento quanto ao objeto de custo e dê exemplo?
R= Objeto de custo é a finalidade para a qual a informação sobre o custo é necessária. Assim qualquer coisa para a qual se deseja uma mensuração de custo denomina-se objeto de custo.
Exemplos:
Produto;
Cliente;
Setor de mercado ou canal de distribuição;
Fornecedor;
Infra-estrutura.
2) Esclareça por que os custos diretos na visão dos administradores são considerados mais preciosos que os custos indiretos?
R= Porque o custo direto refere-se ao que pode ser apropriado claramente, ou seja, são todos os custos que possuem algum sistema de medição objetivo, desta forma sua medição é rápida e precisa e já os custos citados não possuem forma direta e objetiva de medição, então será utilizada alguma metodologia arbitrária para definição de seus respectivos custos.
3) Diferencie custos inventariáveis e custos do período?
R= Custo Inventariáveis são todos os custos de um produto considerado ativo quando incorridos e que depois se tornam o custo de mercadorias vendidas quando o produto é vendido. E custos do período são tratados como gastos do período em que foram incorridos por que eles devem beneficiar as receitas no período atual e não fazê-lo em períodos futuros.
4) Explique o que é faixa relevante?
R= É a banda do nível ou volume normal de atividade em que há um relacionamento específico entre o nível de atividade ou volume e o custo em questão.
5) Defina custo do produto?
R= é a soma de custos distribuídos para um produtopor uma razão específica
6) Conceitue:
Custos dos materiais diretos:
São todos os gastos incorridos para tornar o material direto disponível para o uso na produção fazem parte do seu custo. Incluem-se gastos com fretes, seguros, impostos não recuperáveis e excluem-se os impostos que serão recuperados.
Custos de mão de obra direta:
É o custo de qualquer trabalho humano diretamente identificável